top of page

Sidnei Rosa

Associação Ministerial
Ministério da Família

“Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!”

(1 Coríntios 9:16)

"Cristo é o Supremo Pastor. Ele confiou o cuidado de Seu rebanho aos Seus subpastores. Requer desses pastores que tenham o mesmo interesse que Ele sempre manifestou por Suas ovelhas, e que sintam sempre a responsabilidade do encargo que lhes confiou. Os ministros, que são chamados por Deus para trabalhar na palavra e na doutrina, são pastores de Cristo. Ele os nomeou sob Sua direção para que vigiem Seu rebanho e cuidem dele. Ordenou solenemente que sejam pastores fiéis, que alimentem o rebanho com dedicação, sigam Seu exemplo, fortaleçam e alimentem o fraco e o protejam das feras vorazes. Ele lhes mostra Seu exemplo de amor por Suas ovelhas. Para assegurar seu resgate, Ele depôs Sua vida por elas; e, se [os pastores] imitarem Seu exemplo de abnegação, o rebanho prosperará sob seu cuidado.” Spiritual Gifts, vol 3, 123

Pastores

A obra de pastorear o rebanho de Deus repousa especialmente sobre o ministério pastoral, ancionato e diaconato. Esses líderes foram separados por Deus através da ordenação, para apascentar o rebanho de Deus. Nosso exército conta atualmente com 59 pastores ordenados

 

Nossos seminários formam novos pastores todos os anos. Os novos pastores passam por um período de experiência prática, sendo avaliados por um período de quatro a seis anos. Temos ao todo 24 aspirantes ao ministério. Nesse quinquênio nossos pastores aspirantes foram preparados e ordenados para servir na missão. Nos últimos cinco anos 14 pastores foram ordenados.

Simpósio Teológico

A comissão de planos apontou que deveria haver uma formação teológica para os membros do quinquénio. Dois programas foram realizados buscando a formação teológica dos nossos irmãos. Em 2024 a DSA organizou um curso de formação teológica voltada para liderança eclesiástica, 135 alunos concluíram o curso. Em 2024 ainda a ASC recebeu o primeiro simpósio de teologia. Com professores de teologia do SALT- UNASP.

Concílios e PGPs

Os concílios Ministeriais são realizados 2 vezes ao ano, sendo que nesse quinquênio todos os anos um dos concílios foi destinado para fortalecer a família pastoral na missão. Nossos pastores aspirantes também recebem todos os anos concílios específicos para sua fase de formação. Somando a isso nossos pastores recebem mensalmente encontros de apoio e alinhamento ao ministério pastoral, são chamados PAMPs e PGPs. Nesse período também aconteceram 2 encontros para filhos de obreiros, um realizado pela USB e em 2025 realizado pela ASC.

Competências Ministeriais

Como ferramenta para promover crescimento  a todos os pastores durante o quinquênio foi implantado o processo das competências ministeriais. Um plano de desenvolvimento do pastor em 5 áreas do ministério.

0

2023

0

DISTRITOS ALCANÇADOS

0

2025

2024

Relacionamento
Administração
Liderança
Crescimento

DESENVOLVER A VIDA E O MINISTÉRIO DE MANEIRA INTEGRAL E CONSTANTE

PRATICAR A BOA CONVIVÊNCIA

COM TODAS AS PESSOAS

PRATICAR A BOA CONVIVÊNCIA

COM TODAS AS PESSOAS

ORGANIZAR E EXECUTAR PLANOS DE

FORMA INTENCIONAL E PARTICIPATIVA

Missão

INSPIRAR E INFLUENCIAR, CONTRIBUINDO PARA O CRESCIMENTO DAS PESSOAS POR MEIO DA COMUNHÃO, DO RELACIONAMENTO E DA MISSÃO

Nossos Pastores também precisam ser pastoreados, durante o quinquênio eles receberam em seus lares uma visita espiritual e de motivação. Outra atividade importante é a avaliação aos nossos pastores, que promove crescimento em áreas do ministério que podem ser melhoradas. Os pastores aspirantes são avaliados todos os anos e os ordenados a cada 2 anos.

Ancionato e Diaconato

Entre os ministros da igreja, nossa associação possui também o Ancionato. Homens e Mulheres que servem em tempo parcial, e de modo local, pastoreando a igreja de Deus. São cerca de 830 líderes no Ancionato e 1.786 líderes no Diaconato. Todos os anos Concílios e Treinamentos são oferecidos para esses importantes líderes.

Ministério da Família

“Mas no princípio da criação Deus 'os fez homem e mulher'. 'Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne'. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.” (Marcos 10:6-9) 

 

Junto com o Sábado a família está entre as instituições Divinas do jardim do Éden. Diante do constante ataque do inimigo as instituições Divinas o ministério da família se projeta como uma dos mais importantes ministérios para salvar famílias. Durante o quinquênio importantes ações fortaleceram os lares adventistas e o tema da família foi uma ferramenta missionária.

Casais de Esperança, ECCs e Finais de Semana da Família

Nos últimos anos, especialmente em 2025 as igrejas foram desafiadas a organizarem encontros de casais com foco missionário além de abençoar as famílias da igreja, casais convidados são presenteados com o estudo Bíblico “Bem-vindo ao lar” da DSA e saem do encontro com o estudo agendado como casal que o convidou. Esse projeto é chamado casais de esperança e recebe apoio financeiro para ser executado. Em 2024 Muitas igrejas usaram nos domingos especiais um sermonário baseado nesse estudo Bíblico. Iniciando a partir do fim de semana da família até o batismo da primavera em setembro. Já o Encontro de Casais com Cristo (ECC) é uma ferramenta que proporciona um retiro espiritual para casais.

​

Para aqueles que estão se preparando para o casamento, a ASC organizou 10 Cursos de Noivos, durante o período. Com cerca de 150 casais atendidos.

Adoração em Família

O Tema da família precisa de continuidade, não pode ser limitada a eventos. A igreja local tem recebido e estudado alguns importantes livros e revistas na área da família.

Agradecimentos

A Deus pertence toda Glória, nele vivemos nos movemos e existimos, a maior honra que Deus já me concedeu foi de ser chamado de pastor e poder servir ao reino daquele que deu a vida por mim. Não me considero capaz, somente confio em Deus e na obra que ele faz em mim e por mim. Gratidão a minha família, esposa Claudiane e meus filhos Hadassa, Aron e Adam, que inegavelmente tiveram menos de mim nos últimos anos, mas são meu porto seguro lugar onde sempre desejo voltar no final de um dia cansativo.

 

Agradeço também à Igreja Adventista em todas as suas instâncias, aos pastores meus colegas de ministério é uma honra servi-lós, e conhecer a história de luta de soldados que também sangram, mas são verdadeiramente homens de Deus. Obrigado ao meu ministerial Pr Vargas que tem sido um pai, gratidão ao ancionato e diaconato dessa igreja, grupo extraordinário de líderes que servem e pastoreiam por amor. Aos líderes e distritais de família, pessoas apaixonadas pelo assunto da família como eu. Gradidão à administração da ASC, Tesoureiro, Secretário e especialmente o Presidente da ASC, que tem nos inspirado com seu coração pastoral. Nosso trabalho só vai finalizar quando Ele voltar.

​

“E, quando o Supremo Pastor se manifestar, vocês receberão a coroa da glória, que nunca perde o seu brilho.”

1Pedro 5:4 NAA

© Associação Sul Catarinense - XXIV Assembleia Ordinária | 2021-2025

bottom of page